"Quando eu era criança, eu tinha uma boneca ...." que mulher nunca começou a contar uma estória de infância com essa frase? As bonecas, geralmente, são as companheiras de toda menina, mas o tempo passa e quando nos damos conta, elas se foram. Você tem saudades das suas? Então te convido a passear pela história das bonecas que marcaram época no Brasil e no mundo. Puxe uma cadeira, pegue uma xícara e venha tomar um chá, acompanhada das bonecas que marcaram a minha, a sua, a nossa infância. Venha para o meu chá de bonecas! Seja muito bem vindo (a)! Beijinhos, Gigi.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Boneca Gui Gui Estrela, 1968


Faz tempo que não paramos para tomar um chá e bater um papinho, né? Então puxe sua cadeira, pois hoje vamos falar sobre uma linda bonequinha, de olhos vibrantes e uma gostosa risada. Estou falando da boneca Gui Gui da Estrela. 
A Gui Gui foi mais uma das bonecas da Ideal Toys, das quais a Estrela obteve licença para fabricar no Brasil, por volta dos anos 60. Nos Estados Unidos ela foi lançada pela Ideal Toys em 1967 com o nome Giggles, que em português quer dizer algo como "risadinhas". Por aqui, a boneca chegou em 1968. 

(Imagem do catálogo Estrela de 1968)

No Brasil a boneca foi fabricada de 1968 a 1986, contando com 19 coleções, sendo que cada uma poderia ter de duas a quatro bonecas, variando de acordo com o ano lançado. A primeira coleção contava com 3 modelos, todas com a mesma cor e estilo de cabelo, mas com roupas e acessórios diferenciados. 
A boneca Gui Gui, tem 46cm, corpo, pernas e braços de plástico inquebrável, (quem deu esse nome para esse material, certamente não conhece as capacidades de uma criança rsrsrs), cabeça de vi-vinil, cabelos enraizados e penteaveis, e olhos moveis, (também chamados de olhos de dormir, como se encontra escrito no catálogo da Estrela, apesar dos olhos da boneca não fecharem, mas sim se moverem de um lado para o outro). O mecanismo da boneca permite que, quando seus braços são abertos, a boneca movimente a cabeça e os olhos, assim como também dê uma risadinha ( sendo essa a razão do nome em inglês ser Giggles). As roupinhas da época eram lindas e feitas com tecidos como piquê, cambraia e tergal. 

A Gui Gui é até hoje uma boneca muito procurada, seja por colecionadores ou por saudosistas de suas infâncias. Eu não cheguei a ter uma quando pequena, mas adquiri uma para minha coleção a qual estou restaurando e futuramente postarei para vocês conhecerem, tanto a restauração dela no blog :
quanto as fotos para arquivo de minha coleção no :
 Espero a visita de vocês por lá, também!!!!

5 comentários:

  1. OI GIGI:
    ADORO ESTE BLOGS QUE VOCÊ TRAZ TANTA COISA LINDA !!!
    ACOMPANHEI SIM A RESTAURAÇÃO DA GUIGUI COM MUITA SAUDADES DA INFÂNCIA.
    ELA FICOU LINDA E MARAVILHOSA COM O TRABALHO FANTÁSTICO DE SUAS ABENÇOADAS MÃOS...
    EU ME LEMBRO DESTA BONECA, MAS TAMBÉM NÃO TIVE. MAS ERA UM ENCANTO PARA OS OLHOS !!!
    BJS E BOA SEMANA...
    :0)))))
    ELIANE

    ResponderExcluir
  2. Gigi, Parabéns pelo seu trabalho e amor pelas bonecas!! Acabei de conhecer seu trabalho e estou apaixonada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^_^ fico muito contente que tenha gostado

      Excluir
  3. Ola, ainda possuo esta boneca, em perfeito estado, me orgulho muito da minha pequenina, de 37 anos kkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda possuo esta boneca e em perfeito estado, me orgulho muito da minha pequenina de 37 anos. Kkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!