"Quando eu era criança, eu tinha uma boneca ...." que mulher nunca começou a contar uma estória de infância com essa frase? As bonecas, geralmente, são as companheiras de toda menina, mas o tempo passa e quando nos damos conta, elas se foram. Você tem saudades das suas? Então te convido a passear pela história das bonecas que marcaram época no Brasil e no mundo. Puxe uma cadeira, pegue uma xícara e venha tomar um chá, acompanhada das bonecas que marcaram a minha, a sua, a nossa infância. Venha para o meu chá de bonecas! Seja muito bem vindo (a)! Beijinhos, Gigi.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Jesmar



A Jesmar foi uma empresa de brinquedos fundada em 1946, com sede em Biar, na Espanha. Seu nome veio da junção dos nomes de seus fundadores, Jesús e Maria. A empresa deixou de existir em 2005 por questões econômicas.
A empresa dedicou grande parte de seu negocio à fabricação de bonecas, como Cocolin e Rosaura, que foram vendidas em outros países da Europa e América Latina. Tornou-se uma das empresas mais ativas do Vale de Alicante, local onde também se encontravam outras fábricas de brinquedos como a Famosa e a Feber.
A Jesmar sempre foi um negócio familiar, cabendo aos filhos de seus fundadores darem continuidade ao processo de fabricação de brinquedos. Sob o comando de Jesus Juan, filho mais velho, a empresa expandiu para territórios internacionais, incluindo o Brasil, aonde chegou em 1997 e se manteve até o começo da década de 2000. Em 1982 a empresa se tornou uma sociedade anônima, mas manteve o controle familiar.

No final da década de 90, com a queda das vendas de bonecas, a empresa passou a fabricar, também, produtos para bebês, numa tentativa de alavancar as vendas e conquistar novos mercados. Entretanto, passando por problemas financeiros, declarou falência em 2000, tentando uma renegociação de dívida em 2001. Depois de uma nova falência, a empresa desapareceu em 2005.


As bonecas Jesmar sempre foram de beleza e qualidade indiscutíveis e fizeram parte da infância das meninas brasileiras da década de 80, ( quando a Multibrink sob licença da mesma, lançou a Lu Patinadora e a Lu Esquiadora, grandes sucessos da época no Brasil), assim como das dos anos 90, quando a própria Jesmar lançou por aqui seus grandes sucessos, como o boneco Cocolin e a boneca Rosaura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!